segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

"PAPAI NOEL GENEROSO"


O Prefeito Cassado Fernando Urquiza(foto acima) recebeu R$ 488.518,00 ( quatrocentos e oitenta e oito mil quinhentos e dezoito reais) de presente de Natal .


Em um convênio com Ministério da Saúde de Nº 563473 a prefeitura de Sirinhaém recebeu quase meio milhão de reais para Aquisição de Equipamento e Material Permanente.
A grande pergunta é com sua casacão que material permanente o prefeito cassado estará adquirindo ?


Será que é o Grande Advogado Marcio Alves contratado pelo prefeito reeleito e casado por compra de votos e que vai acompanhar seu processo permanentemente .
Até mesmo os seus eleitores co0mprato com os vales de combustíveis querem saber aonde ta investido esses recursos

QUEM É O PAI DE PRISCILA KRAUSE(DEM-PE)?

O que Krause tem a ensinar a Jungmann?
Krause(E) e Jungmann(D), em charge da época em que eram ministros de FHCe usavam jatinhos da FAB para viagens particulares.


A assessoria do deputado federal Raul Jungmann, pré-candidato do PPS/PV à Prefeitura do Recife, divulgou que ele terá um encontro hoje pela manhã com o ex-prefeito e ex-governador Gustavo Krause (DEM). O encontro faz parte da série de entrevistas que Jungmann vem realizando com os ex-prefeitos da cidade. Mas fico me perguntando o que mesmo Jugmann imagina que pode aprender com Krause.


Krause certamente não tem como ensinar ninguém a ganhar eleição. Foi prefeito do Recife, é verdade. Mas sem ter sido eleito por voto popular, já que ganhou o cargo de presente da ditadura militar (entre 1979-1982). Governador só chegou a ser durante menos de um ano porque era vice de Roberto Magalhães, que renunciou para disputar o Senado em 1986 e, por sinal, levou bomba dos candidatos apoiados por Arraes, Mansueto de Lavor e Antônio Farias.


Krause também não deve dar muita contribuição sobre como gerir a cidade. Puxei o que pude pela memória e não lembrei de uma única obra ou programa lançados por ele como prefeito biônico ou governador tampão. Foi meu amigo Pierre Lucena que me lembrou da grande marca da gestão Krause: o estacionamento no complexo Joanna Bezerra, cuja funcionalidade dispensa maiores comentários. ESTE ESTACIONAMENTO, QUE HOJE CUSTARIA MAIS DE 30 MILHÕES DE REAIS, É UM VERDADEIRO REDUTO DE BANDIDO (Destaque nosso).

Enfim, um encontro que tende a ser inútil.


Pensando bem, tem um assunto que Jungmann pode conversar por horas com Krause: como conhecer o Brasil sem gastar um centavo. Ambos foram denunciados por uso dos jatinhos da FAB para fins particulares quando eram ministros de FHC (Reforma Agrária e Meio Ambiente, respectivamente). Pelo que eu saiba, não deu em nada.

Fonte:Acerto de Contas.

Comentário.

Pois bem, a grande inimiga do Parque Dona Lindu é Priscila Krause, filha de Gustavo Krause.Digam-me:Que moral tem essa patricinha para cobrar dos outros o bom uso dos recursos públicos?

Carta de Fei Beto a DONA LINDU mãe de LULA

LULA E FREI BETO

Em 2002, Frei Betto o então futoro assessor especial da Presidencia da Republica, escreveu uma carta à mãe de Lula, Dona Lindu. Falava da emoção de o Brasil ter o primeiro presidente operário. E Servi como reflexão aos opositores ao parque Dona Lindu, Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer inaugurado próximo dia 30 de dezembro em Recife, com a presença do Presidente Lula e familiares.

Querida Dona Lindu,



Seu filho Lula toma posse, dia 1º de janeiro de 2003, como presidente do Brasil. Eu me lembro da senhora, na casinha em que morava em São Bernardo do Campo. Fiz o seu enterro em 1980. Seu filho compareceu algemado, cercado de policiais do DOPS, preso pela ditadura militar por liderar as greves do ABC. Temi pelo pior quando vi os metalúrgicos discutindo se convinha resgatá-lo das mãos da polícia.



Dona Lindu, a senhora era analfabeta, pobre, retirante e de uma dignidade reverencial. Seu marido largou-a em Garanhuns e veio para São Paulo procurar trabalho. Mais tarde, a senhora juntou os sete filhos e, num pau- de-arara, seguiu o mesmo caminho atrás dele. Lula tinha sete anos. Encontrou o pai com outra família. Diante do desamparo em que se depararam a mãe e os irmãos, Lula trabalhou de engraxate, vendedor ambulante e tintureiro.



Agora, dona Lindu, ele faz jus à herança que a senhora lhe deixou: a coragem diante dos desafios da vida. Apesar do dedo perdido no trabalho, não desanimou e seguiu a profissão de torneiro-mecânico; nem ficou desesperado quando, por falta de atendimento de saúde aos pobres, morreram sua mulher e o bebê que ela trazia no ventre; não temeu também a ditadura ao denunciar a fraude nos índices salariais e ao levar os metalúrgicos do ABC a greves históricas.



Seu filho venceu, dona Lindu. Não porque tirou diploma, ficou rico e famoso. Mas porque construiu o mais combativo e ético partido político do Brasil; foi o deputado constituinte mais votado do país; fundou a CUT; disputou quatro eleições presidenciais e levou esperança a milhões de brasileiros. Lula ensinou à nação que é possível fazer política com decência, vergonha na cara, tolerância nas relações pessoais e intransigência nos princípios.



Obrigado, dona Lindu, por ter dado ao Brasil um presidente com capacidade de liderança, transparência ética e profundo amor ao povo, sobretudo àqueles que, como a sua família, conhecem na carne e no espírito o sofrimento e a pobreza.O Brasil merece um futuro melhor. O Brasil merece este fruto de seu ventre: Luiz Inácio Lula da Silva.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Ô Imprensa Felaputista

Impressionante os dois pesos e duas medidas que a imprensa, a mídia toda, em geral, adota sempre nas notícias em relação ao governo federal, do PT, que ela abomina e patrulha permanentemente, e os governos tucanos de São Paulo e da capital - o prefeito Gilberto kassab, embora do DEM, foi reeleito com o apoio do governador José Serra, do PSDB e mantêm 80% dos postos na máquina da prefeitura ocupados por tucanos.

Você pega os jornais de hoje, o grande estardalhaço é para atrasos de vôos, excesso de passageiros, aeroportos lotados etc. Focam e carregam mais nas tintas numa área considerada de competência do governo federal na qual, aliás, já registraram e alimentaram durante semanas um "apagão aéreo" que nunca chegou às dimensões dadas pela imprensa. De qualquer forma, raciocina ela, quanto mais carnaval houver em cima, melhor, mais prejuízos à imagem do governo federal.

Compare essas notícias sobre atrasos de vôo com as veiculadas sobre enchentes em São Paulo. Para esta, espaço e manchetes negativas infinitamente menores. Nem parece ter sido um dos principais problemas enfrentados no país ontem, uma das notícias mais importantes do dia ao lado da chegada do casal presidencial francês Nicolas Sarkozy-Carla Bruni.

Sobre as enchentes, alguma análise das razões, editoriais de cobrança, execração pública das autoridades? Alguma cobrança ao prefeito Kassab, responsável direto pela cidade, ou ao governador Serra, co-responsável pela administrção paulistana já que é o prefeito que foi eleito, largou o cargo meses depois para Kassab - para concorrer e se eleger governador - mas ainda mantém a tucanada inteira na máquina da Prefeitura?

Nada. Quanto a isso, nenhuma linha.

A desconfortável situação dos adversários

Enquanto temos de nos preocupar com nosso calendário e tarefas políticas a cumprir em 2009, não podemos deixar de acompanhar a inserção dos adversários no páreo da disputa pela sucessão do presidente Lula, na eleição de 2010.
Em relação ao governador de São Paulo e candidato ao Palácio do Planalto, o tucano José Serra, nada de novo no front: embora ele e os de seu entorno já o considerem eleito, mantém-se nas mesmas posições nas pesquisas, porque continua sendo o mais conhecido candidato da oposição e, ainda, detém uma parcela de votos dos que aprovam o governo Lula.
Tem grande peso na intenção de voto para Serra a memória das eleições que disputou, de governador, prefeito (duas vezes), presidente da República, senador e deputado federal. Os demais candidatos, o governador de Minas, Aécio Neves, do PSDB como seu colega Serra, e os ex-presidenciáveis, deputado Ciro Gomes (CE), do PSB, e vereadora de Maceió, Heloísa Helena, do PSOL, terão que enfrentar cada um seus dilemas.
Aécio só será candidato se sair por outro partido já que, apesar de manter sua candidatura no ninho tucano e garantir que ela é inarredável, é improvável que vença Serra numa disputa interna no PSDB. Ciro tem que consolidar sua candidatura no PSB e construir alianças. Heloisa tem votos, mas não tem partido e nem idéias e propostas que evitem a erosão de sua intenção de voto atual.
A proposta do partido realizar prévias, bancada por Aécio, incomoda profundamente o tucanato, acostumado a fazer suas escolhas apenas entre os caciques partidários. Com prévias ou sem elas, se o governador de Minas não apoiar o nome oficial do partido, caso o escolhido seja Serra, este dificilmente conseguirá derrotar a candidatura que vier a ser lançada pelo presidente Lula e pelo PT.
Se a candidatura lulo-petista vier com um vice-presidente do PMDB... Serra está perdido. Sem Minas e o Rio, fraco no Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país, Serra encontrará grandes obstáculos para vencer as eleições de 2010, ao contrário do que sustentam hoje os tucanos e círculos que lhes são próximos na mídia e mesmo em setores da opinião pública paulista.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ESTA VOCÊ NÃO VAI LER NO BLOG DO JAMILDO MELO

O ex-secretário de Segurança de Pernambuco (atuou no governo de Roberto Magalhães(DEM-PE)), Sérgio Higino Dias, foi detido na Delegacia de Gravatá, após ter se envolvido numa confusão no condomínio Rainha da Paz, na mesma cidade, onde é proprietário de uma casa. Higino discutiu com um vizinho por conta de uma árvore Pau Brasil e acabou atirando no chão, perto do morador. Ninguém ficou ferido. O ex-secretário passou a noite na delegacia e foi liberado na manhã de hoje, após pagar fiança e conseguir um alvará de soltura concedido pela juíza de plantão e diretora do fórum de Gravatá, Izilda Câmara.

A confusão aconteceu por volta das 16h deste sábado. Sérgio Higino Dias queria retirar uma árvore de Pau Brasil plantada pela filha dele, há cinco anos, numa área comum do condomínio, para colocá-la em frente à casa da família. Quando deu a ordem para o jardineiro dele, um vizinho, identificado por Julino, tentou impedir a ação, alegando que a árvore poderia morrer e que a planta não pertencia a Higino, por estar numa área comum.

Incomodado com a iniciativa do vizinho, Sérgio Higino teria entrado em casa, pego uma espingarda calibre 12 e atirado em direção ao chão, perto de Julino. Os moradores do condomínio chamaram a Polícia Militar, que levou o ex-secretário para a Delegacia de Gravatá.

A Polícia do município informou que Sérgio Higino seria encaminhado para a cadeia pública de Gravatá, mas foi liberado após pagar fiança. O valor pago ainda não foi revelado. Ele vai responder pelo crime na Justiça, contra as acusações de disparo com arma de fogo, desacato e desobediência à Polícia.

O delegado Ricardo Cysneiros, responsável pelo caso, disse que também houve resistência à prisão e desacato aos policias militares que fizeram a ocorrência.

Por: Terror do Nordeste

domingo, 21 de dezembro de 2008

Em Sirinhaém RURAL vai embora levando Diploma do Prefeito




O prefeito reeleito em Sirinhaém Fernando Urquiza foi diplomado no ultimo dia 17 do 12 de 2008 fazendo a maior festa na cidade, promovendo insultos aos adversário, tocando suas musicas de campanha de forma desrespeitosa, soltando fogos na porta dos adversários e colocando até uma Rural carro da década de 60 , com malas em cima como forma de provocação aos seus adversários.



E descobriu que se passava de um presente de grego dado pelo mesmo juiz que um dia apos ter lhe diplomado , recebeu do mesmo a sentença que cassou seu mandato por compra de votos através de vale de gasolina e dinheiro, vendo então seu diploma ir embora na mesma rural que desfilou nas ruas da cidade em provocação aos seus adversários

Ministro Celso de Mello pede informações à Câmara sobre a PEC dos vereadores

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, pediu informações ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, sobre a recusa daquela Casa em promulgar a PEC 20/2008, que aumenta o número de vereadores nos municípios brasileiros.

Ao analisar o Mandado de Segurança (MS) 27807, impetrado pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, o ministro entendeu ser cabível a ação, uma vez “considerada a existência, no caso, de litígio constitucional – instaurado entre as Mesas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados – referente à promulgação de emenda à Constituição que a parte ora impetrante sustenta haver resultado de regular tramitação, com integral observância do regime da bicameralidade”.

O decano da Suprema Corte ressaltou ainda que a análise do pedido feito pela Mesa do Senado Federal não pode ser considerada uma interferência do Poder Judiciário nas funções do Legislativo, pois “a jurisdição constitucional qualifica-se como importante fator de contenção de eventuais excessos, abusos ou omissões alegadamente transgressores do texto da Constituição da República, não importando a condição institucional que ostente o órgão estatal – por mais elevada que seja sua posição na estrutura institucional do Estado – de que emanem tais condutas”.

Em relação à liminar, pela qual o Senado pretende que o STF determine que seja promulgada a nova Emenda Constitucional, Celso de Mello considerou que ela somente poderia ser avaliada após ouvir as razões do presidente da Câmara, devido “às implicações resultantes de um conflito constitucional no âmbito do Poder Legislativo”.

Ressaltou, ainda, que a concessão de liminar, sem a devida prudência, poderia acarretar em uma decisão satisfativa, ou seja, atenderia, desde já, o pedido feito pelo Senado e, uma vez satisfeito o objetivo da ação, nada restaria mais a ser debatido no julgamento de mérito, que é de competência do Plenário da Suprema Corte.

fonte: Noticias STF

sábado, 20 de dezembro de 2008

Prefeito de Sirinhaém é cassado por distribuição de dinheiro


Um dia após ser diplomado, o prefeito reeleito de Sirinhaém (Litoral Sul de Pernambuco), Fernando Urquiza (PTB), teve o registro cassado hoje por pagamento de combustível de veículos que participaram de sua carreata ainda durante a campanha.

Além da cassação, que inclui também o mandato do vice Franz Araujo Hacker, o juiz eleitoral Luiz Mário Miranda, da 22ª Zona Eleitoral, aplicou multa de 10 mil UFIRs (que corresponde a aproximadamente R$ 10 mil).

Na sentença, o juiz informa que o agente de Polícia Federal Ângelo Santiago Júnior presenciou quando uma pessoa identificada por Amaro, de posse de uma lista, distribuiu dinheiro a populares para compra de combustível.

"Impõe-se reconhecer provada nos autos a captação ilícita de sufrágio mediante distribuição de vales combustível e dinheiro a população local, no dia 28.09.2008, dia da carreata dos Demandados", escreveu o juiz.

A decisão do juiz cabe recurso. Caso a sentença permaneça até última instância, haverá nova eleição no município.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O que a mídia golpista do Brasil não publica

Pois bem, a pergunta que não quer calar. Será que o valente senador Arthur 3% Virgilio vai ser intimado para prestar escalrecimentos sobre esse crime estúpido, hediondo contra os menores de idade? Bem, acredito que o que não faltam são motivos para Arthur Virgilio dono da moral e da verdade falar alguma coisa .
Túnel do Tempo:
filho do senador Arthur Virgílio, deputado estadual do Amazonas, o Arthur Bisneto, pediu ao seu motorista para parar o carro na Praça da Matriz de Eusébio, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, e perguntou a duas adolescentes onde ficava o Cabaré da Tia Bete.As jovens não sabiam informar e, em agradecimento à atenção dispensada, o filho do senador e líder do PSDB no Senado Federal, Arthur Virgílio Neto, baixou o conjunto calças e cueca e mostrou o pênis às cearenses. Achando pouco o que havia feito, Bisneto solicitou ao profissional do volante para retornar à Praça da Matriz e, sob olhares atônitos generalizados, inclusive de um amigo que o acompanhava na busca ao Cabaré, o nobre Deputado desceu do veículo, empunhou o membro flácido e urinou diante de um casal, acariciou o cabelo da mulher e ameaçou seu namorado, dela, com uma garrafa.Ainda não terminou: Não bastasse o atentado em praça pública, ao ser levada ao xilindró novamente abaixou as calças para delegada Penélope Malveira Góes que o mandou subir novamente. Bisneto reagiu à solicitação da autoridade com palavrões e a eterna ameaça contra quem não sabia com quem estava falando.
E foi mais longe, ao dizer que o relógio do seu pulso daria para comprar os policiais, as viaturas e a própria Delegada. Esses canalhas acham que estão acima de tudo, fazem e acontecem. Inclusive de bater na autoridade maior do país. Segue reportagens dos fatos: Preso: o deputado estadual Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) por atos obscenos e desacato à autoridade. Filho do senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), o deputado foi acusado de mostrar as nádegas. Levado à delegacia, repetiu o ato. Foi solto depois de ser submetido a um exame de teor alcoólico, que atestou embriaguez. aconteceu este ano , em Eusébio, Ceará.

CPI DO "SIFU"

O Terronews ficou sabendo agora há pouco que o PSDB e o DEMO vão protocolizar na Câmara e no Senado um pedido de CPI para investigar supostas palavras de baixo calão ditas pelo presidente mais popular da História do Brasil.Segundo fonte segura, a CPI já tem nome: CPI DERCY GONÇALVES.
Segundo esta mesma fonte, a CPI será mista, e que já foram escolhidos seus membros(Ops! sou já chamado para depor). No Senado, o articulador da CPI, o senador Arthur Tarado Virgílio, já indicou como representantes do PSDB e do DEMO os seguintes senadores:Heráclito Fortes, líder da Bancada de Dantas, Marco Maciel, Sérgio Anão do Orçamento Guerra, Efraim de Morais e o ilibado senador Eduardo Azereduto. Na Câmara, a CPI terá como integrante os seguintes parlamentares: ACM Grampinho, José Carlos Aleluia, Raul Jungmann, líder da Bancada de Dantas na Câmara, Chico Alencar, Luciana Nora, Clodovil, Corujinha. Segundo uma outra fonte, a CPI já tem os nomes de algumas pessoas que irão depor, a dizer: Lula, Faustão, Costinha, Juca Chaves.
Segundo esta mesma fonte, com a CPI visa a oposição que o presidente Lula fique desgastado e que, com isso, caia seu alto índice de popularidade nas próximas pesquisas.O comentário em Brasília é que o líder do PT na Câmara vai impetrar um Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal com o fim de que Lula possa permanecer calado no dia do seu depoimento.Corre, ainda, o comentário em Brasília que o líder do PT está rezando para tudo que é santo para que o HC não seja distribuído para o ministro-empresário.Por fim, a minha terceira fonte disse que quem gostou dessa idéia da CPI Dercy Gonçalves foi o PIG, pois só assim terá uma pauta jornalística, já que a da enchente de SC encheu o saco do telespectador-leitor. A Globo já tem, inclusive, um jornalista para cobrir a CPI, trata-se de William Bonner, que, diga-se de passagem, já montou uma barraca na Câmara dos Deputados.

sábado, 6 de dezembro de 2008

A história de Sérgio Cirillo




Da Carta Capital
Os funcionários do Supremo Tribunal Federal assistiram a uma manifestação de fúria do presidente da casa, Gilmar Mendes. A tarde da terça-feira 2 mal havia começado e as agências de notícias e os sites na internet começavam a noticiar a decisão do juiz Fausto De Sanctis, que condenou o banqueiro Daniel Dantas a dez anos de prisão. Não foi a condenação em si a provocar a ira de Mendes, mesmo se sabendo que o ministro transformou o caso Dantas em uma diatribe pelos direitos individuais contra o aterrador “Estado policial”. O ponto era a menção, na sentença do magistrado de primeira instância, de uma informação até então desconhecida por ele e pelo distinto público. “Agora pego esse cara”, afirmou, segundo relatos narrados à CartaCapital. O cara é De Sanctis.

À informação. Na página 281 da sentença há o registro de que, entre 4 de junho e 7 de julho, Hugo Chicaroni, condenado a sete anos de prisão por tentar corromper o delegado federal Victor Hugo Ferreira, ligou nove vezes para o telefone do coronel da reserva do Exército Sérgio de Souza Cirillo. A dupla pertencia aos quadros da mesma empresa, o Instituto Sagres, especializada, de acordo com o próprio site, em política e gestão estratégica aplicada. É de Chicaroni a jurisprudência, firmada em conversa gravada pela PF, de que Dantas usufrui de “facilidades” nos tribunais superiores do Brasil. Cirillo havia sido contratado por Mendes, 23 dias depois de deflagrada a Operação Satiagraha, para montar um núcleo de inteligência no STF. A investigação rastreou a troca de telefonemas a pedido da defesa de Chicaroni, que solicitou a quebra do sigilo à Justiça.

Ao tomar conhecimento do fato, Mendes declarou-se “surpreso” e solicitou uma investigação ao Ministério Público para saber se o coronel tem relações com Dantas. Cirillo disse à CartaCapital que nas nove vezes em que falou com Chicaroni tratou da impressão de cartões de visita do colega de trabalho. “Ele foi quem mais distribuiu cartões do Sagres, agora isso nos preocupa”, reflete Cirillo.

O Globo na mesma linha do conservadorismo de Serra

A manchete sensacionalista sobre aumento de gastos públicos de O Globo de hoje, na mesma linha do discurso da oposição e do candidato tucano à presidência em 2010, governador José Serra, revela como a nossa imprensa está longe da realidade e o quanto preza dogmas e seus próprios interesses.

Para ela, esses sim é que contam, embora sejam os mesmos que acabaram de levar os países desenvolvidos à crise atual. Dois deles, a desregulamentação financeira e o Estado mínimo, já provaram que só valem (e só são defendidos por oposição e mídia) para as épocas de grandes lucros e ganhos.

Já na crise o que vale é o Estado salvando empresas e bancos. E, atentem leitores, não só regulamentando, mas intervindo mesmo. E não apenas nas instituições financeiras, mas no sistema econômico como um todo.

O grotesco da manchete do jornal se revela se confrontamos a tese de cortar gastos com a realidade. Grotesco não só porque a economia precisa de investimentos e gastos públicos para que não caia na recessão - e é o que estão fazendo todos os países minimamente responsáveis do mundo -, mas pelo fato de que o Brasil é o único país com superávit fiscal e déficit nominal quase zero.

Manchete é grotesca e prática mundial a desmente

Os Estados Unidos e a Europa, por exemplo, trabalham com déficits públicos de mais de 3%, sem medo de aumentar gastos ou investimentos públicos - pelo contrário, montam pacotes todos os dias para reanimar a economia.

Com um superávit de quase 4,6%, reservas de mais de US$ 200 bilhões, depósitos compulsórios ainda na casa dos R$ 200 bilhões, além dos recursos do fundo soberano - à espera de aprovação no Congresso Nacional - o Brasil não só pode como deve aumentar os gastos públicos para estimular, principalmente, o investimento e o consumo.

Por isso está certo o presidente Lula quando, estimulando todos a irem as compras, afirmou ontem que precisamos menos juros, preços menores e mais consumo.A única conta que temos que reduzir, e muito nesse momento, é o pagamento dos juros da dívida interna, US$ 150 bilhões. Mas essa é a conta dos interesses dos rentistas que vivem às custas do país e que condicionam a linha editorial das manchetes do jornal O Globo.

Ah, leitor, quando lemos a matéria da manchete sensacionalista de O Globo de hoje ficamos sabendo que o governo vetará os excessos de gastos incluídos em propostas aprovadas nos últimos dias pela Câmara dos Deputados.

A imprensa e seu catastrofismo exacerbado

Por zé Dirceu

Na imprensa em geral, e na Folha de S.Paulo de hoje, em especial, articulistas torcem para que a crise se agrave. Um deles chega ao ponto de negar a realidade. Para dizer que estamos privatizando os lucros e socializando os prejuízos, afirma que no Brasil não há recurso público no apoio ao aumento do crédito. Como não? São recursos do compulsório!


Um desses articulistas afirma que o crédito foi restabelecido pelos bancos. Por que? Para desqualificar as críticas do presidente Lula aos bancos privados. Mas ao escrever isso o autor nega notícia do próprio jornal que informa que os empresários na FIESP disseram ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que o crédito piorou nesta semana.


Outro diz a barbaridade de que Fernando Collor também era popular no começo de seu mandato. Para relativizar a popularidade de Lula, um terceiro confunde de propósito um discurso político com uma declaração formal do governo brasileiro na reunião do G-20.


Apostam e torcem pelo pior


O que interessa são os fatos, e esses não mentem: no Brasil o Estado não usou dinheiro público para salvar bancos ou empresas. Mesmo assim, continuam com o discurso de que o país cresceu e distribuiu renda por causa do crescimento mundial, negando o papel do governo Lula no desenvolvimento e na preparação do país para a crise.



Apostam na queda da produção e do emprego. Estão irados e indignados com o povo e com a pesquisa que desmoralizou suas previsões catastróficas e sua torcida - que continua - para que a popularidade do presidente Lula e do governo caiam, mesmo às custas do emprego dos brasileiros.


O que lhes interessa é derrotar Lula e apagar da história do Brasil o sucesso de um presidente que os decepcionou, e governou bem e para o povo. Pior, não é um brasileiro como eles, todos com títulos universitários, donos da verdade. A realidade é: estão assim porque Lula criticou a imprensa e suas previsões alarmistas, que beiram a sabotagem.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A popularidade do Presidente bate recorde e chega a 93% de aprovação


A taxa de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu novo recorde em novembro, atingindo o maior patamar já registrado por um presidente brasileiro desde a redemocratização do País, mostrou pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira.De acordo com levantamento publicado no jornal "Folha de S.Paulo", a avaliação positiva (soma de notas ótimo e bom) do presidente atingiu 70%, batendo o recorde anterior, que também já era de Lula, de 64% de aprovação em setembro.


O levantamento mostra que 23% avaliam o presidente como regular e 7% como ruim ou péssimo.A pesquisa, feita entre os dias 25 e 28 de novembro, mostra que Lula conta com avaliação positiva em todos os segmentos socioeconômicos e regiões do País.O levantamento foi publicado em uma semana em que foram feitos anúncios de demissões em grandes companhias do País, como a Vale, e em que a indústria informou que as vendas de veículos despencaram pelo segundo mês consecutivo em novembro.


O levantamento apurou que 27% dos brasileiros ainda não tomaram conhecimento da atual crise financeira internacional.O Datafolha ouviu 3.486 pessoas, com mais de 16 anos de idade, em todo País. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo. As melhores notas obtidas pelos presidentes que antecederam Lula no cargo depois da redemocratização do Brasil no final dos anos de 1980 estão longe do patamar alcançado pelo petista.


O melhor desempenho registrado pelo tucano Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, foi 47% de aprovação em dezembro de 1996. Itamar Franco obteve 41% de avaliação positiva em dezembro de 1994, seguido por Fernando Collor, que em junho de 1990 registrava 36% de avaliação postiva entre os brasileiros.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Vereador reeleito em Gameleira tem registro de candidatura cassado

A juíza de Gameleira, município localizado a 81 km do Recife, Dulceana Maciel de Oliveira, julgou procedente o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e cassou o registro de candidatura do vereador Robério José Ferreira Sobrinho, membro do Partido Social Liberal (PSL). O candidato foi reeleito ao cargo de vereador no pleito que aconteceu em outubro deste ano. Com o registro cassado, Robério Sobrinho fica impedido de tomar posse na Câmara de Vereadores do Município. O pedido de cassação do político foi ajuizado pelo promotor de Justiça Allison Carvalho.

Segundo o promotor de Justiça, Allison Carvalho, o pedido de cassação foi feito após o vereador ter sido preso em flagrante, no dia das eleições (05/10), distribuindo alimentos em sua casa para os eleitores da região. A prática é considerada crime, previsto pelo Art.299 do Código eleitoral, que configura a captação ilícita de sufrágio. Diante dos fatos, a juíza Dulceana Maciel de Oliveira, decidiu acatar o pedido do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e caçou a candidatura de Sobrinho. Além da perda do registro, o vereador também foi condenado a pagar uma multa no valor de R$21.282,07.

EM SIRINHAÉM CANDIDATO COMPRA VOTOS FIADO E NÃO PAGA


O candidato reeleito pelo PTB em Sirinhaém Fernando Luiz Urquiza, venceu as eleições de 05 de outubro com apenas 256 votos de vantagem sobre seu adversário, e é alvo de vários processo na justiça eleitoral; um desses que teve audiência no ultimo dia 02 de dezembro, o senhor de nome: Antonio Pedro de Souza 73 anos (foto acima) funcionário aposentado, mais ainda em atividade na Usina Trapiche S/A a mais de 40 anos, falou em seu depoimento em um dos processos impetrado pelo ministério Publico contra o Prefeito reeleito que foi procurado pelo Sr. Valdemar, funcionário da Usina, durante campanha, e ordenou que o mesmo retirasse de sua residência localizada no engenho rosárinho de propriedade da Usina a foto do candidato adversário, já que a industria apoiava explicitamente a reeleição de Urquiza e disse-lhe: “votar em Urquiza é o mesmo que votar na Usina”, mesmo assim o senhor Antônio Pedro insistiu em votar no seu antigo candidato que ele faz questão de dizer do 40 Dr. Alberto Machado, e disse, pode retira a foto mais o que vale é o voto.

Dias depois esteve em sua residência, o Sr. Aluizio um dos administradores da Usina Trapiche que lhe ofereceu um carro de mão, uma bomba manual e a garantia da perfuração de um poço em sua residência pelos 22 votos de sua família. Proposta então aceita pelo seu Antonio Pedro.

Mais com o resultado das eleições apertado, e por ter encontrado seu Antônio com uma camisa vermelha cor do adversário, o Sr. Dr. Aluizio indagou seu Antônio na rua e lhe disse: desocupe a casa da usina e peça um emprego a seu candidato que você está demitido. E não pagou seu poço carro de mão e sua bomba, por senti-se enganado seu Antônio procurou o Ministério Público, e é uma das várias testemunhas dos vários processos contra o prefeito reeleito Fernando Urquiza.

Por Marcone Vasconcelos

Deve ocorrer, hoje, na justiça eleitoral de Sertânia, a 360 km do Recife, a primeira audiência sobre o processo aberto contra a prefeita eleita Cleide


Deve ocorrer, hoje, na justiça eleitoral de Sertânia, a 360 km do Recife, a primeira audiência sobre o processo aberto contra a prefeita eleita Cleide Ferreira (PSB), acusada pela coligação de oposição "Sertânia Para Todos" de abuso de poder econômico na campanha. Foram arrolados como testemunhas pela acusação Fernando Neves de Almeida e José Francisco da Silva, repórteres que fizeram a entrevista com um casal que confirmou ter recebido um cata-vento prometida pela então candidata socialista.


Pela defesa foram arrolados Admilson Ferreira, acusado de prestar serviços a candidata; Severino Gomes (Bidóia), presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e José Roberto Barbosa (Roberto Doutor), e o prestador de serviços da Prefeitura João Laet, responsável pela a instalação do cata-vento. Com exceção do advogado, todos foram citados pelo casal (Teônia e Sebastião Batista Sobrinho) no vídeo de acusação.


A candidata foi buscar em Recife ajuda jurídica no escritório de Advogacia de Márcio Alves & Associados, localizado na Madalena, para defender-se das acusações, não confiando no trabalho dos advogados aliados. O processo é aguardado com muita expectativa na cidade, entretanto a Rádio Sertânia FM, de propriedade do deputado Gonzaga Patriota (PSB), silencia em relação ao assunto e só dá a versão do secretário Ângelo Ferreira, esposo da prefeita eleita.

Gravidez de esposa garantirá emprego de trabalhador


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou hoje um projeto de lei que proíbe a demissão arbitrária ou sem justa causa do trabalhador cuja esposa ou companheira esteja grávida. O empregado não poderá ser dispensado no período de 12 meses, a contar da concepção comprovada por laudo médico vinculado ao SUS.


“Minha preocupação ao propor esse projeto era com a criança e, sobretudo, com a família. Não consigo imaginar muitas situações piores do que, no nascimento do bebê, o pai dessa criança esteja desempregado”, explica o autor do projeto, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). “É uma forma de dar tranqüilidade também à mãe. Isso, seguramente, repercute na saúde tanto do feto, quanto do recém-nascido”, completou.


O projeto (PL 3829/97) segue agora para o Senado. De acordo com a proposta, o empregador que desrespeitar a norma está sujeito à multa equivalente a 18 meses de remuneração do empregador. A matéria não se aplica ao trabalhador contratado por tempo determinado.(Congresso em Foco)

Prefeito Eleito de lagoa grande é casado pelo TSE


O prefeito eleito de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, Jorge Garziera(PMDB), sofreu, ontem, mais uma derrota no Tribunal Superior Eleitoral. Em sessão plenária, o TSE rejeitou, por unanimidade, o embargo de declaração, recurso apresentado pelo peemedebista para anular a cassação do seu mandato. Ainda existem dois recuros a serem julgados. Se Garziera perder ambos, Lagoa Grande terá nova eleição, porque o vitorioso teve mais de 50% dos votos.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Prefeito e 10 vereadores eleitos em Ipojuca são declarados inelegíveis


Acolhendo pedido do Ministério Público, a Juíza da 16ª Zona Eleitoral , Ildete Veríssimo, condenou o Prefeito reeleito de Ipojuca, Pedro Serafim de Souza Filho, e mais 10 candidatos a vereador por uso da máquina pública na eleição. Eles foram declarados inelegíveis por três anos. Podem recorrer da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o promotor de Justiça responsável pelo caso, Roberto Brayner, já avisou que utilizará as provas deste processo para entrar com recurso contra a diplomação dos eleitos. “Isso pode implicar na cassação dos mandatos", afirma Brayner.


Os vereadores declarados inelegíveis são: Carlos Antônio Guedes Monteiro, José Alves Bezerra Júnior, Odimeres José da Silva, Valter José Pimentel, Fernando Antônio de Oliveira, Paulo Agostinho Lins, Amaro Alves da Silva, Heleno Alves da Silva, Gilson José Ribeiro e Elias José da Silva. Os seis primeiro foram reeleitos e os demais são suplentes. Os 10 vereadores integram o mesmo grupo político. Todos apoiaram Pedro Serafim e concorreram pela mesma coligação.


Segundo as investigações realizadas pelo Ministério Público, cada vereador da cidade recebeu uma cota de vagas para empregar eleitores na estrutura do Poder Executivo Municipal em troca dos votos. Os vereadores determinavam quem deveria ser contratado, demitido ou substituído, tudo conforme a conveniência eleitoral de cada um deles.


As vagas eram para serviço temporário ou cargos comissionados criados em desacordo com a lei e com a Constituição. Dessa maneira os vereadores empregaram eleitores nas funções de guarda municipal, merendeira, técnicos em saúde, professores, dentre outros.


As provas do aparelhamento eleitoral criado pelo grupo foram arrecadas em uma busca e apreensão requerida pelo Ministério Público e executada pela Polícia Federal no dia 2 de setembro.


Nos computadores da prefeitura foram encontradas planilhas contendo as relações dos servidores ligados a cada vereador. Na ficha funcional, era anotada até mesmo a seção eleitoral em que o funcionário estava inscrito. Isso seria uma forma de controlar o eleitor e exigir fidelidade como recompensa pelo emprego. Aos que votavam em outros municípios era solicitada a transferência do título eleitoral.


Pedro Serafim responde a mais três ações movidas pelo Ministério Público Eleitoral que podem redundar em sua cassação: o uso indiscriminado das cores laranja e azul na estratégia de comunicação visual da Prefeitura; a manutenção de publicidade institucional através de diversos outdoors durante a fase da campanha eleitoral; e a realização da distribuição gratuita de bens aos eleitores durante o ano eleitoral, a exemplo de 24 toneladas de peixe, 15.000 ovos de páscoa, sementes, fertilizante químico, colchões, cortes de cabelo, 2ª via de registro civil, etc.

Cassado o mandato do prefeito eleito de Macapá

O juiz da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, Marconi Pimenta, cassou, ontem, o registro da candidatura do prefeito eleito de Macapá, Roberto Góes (PDT), e da vice Helena Guerra (DEM), suspendeu seus direitos políticos por três anos e aplicou multa de 33 mil UFIRs por abuso do poder político e econômico e compra de votos, segundo o blog de Chico Bruno.

Além disso, a primeira-dama do Estado do Amapá e titular da secretaria estadual de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Marília Góes, na mesma sentença foi considerada inelegível por três anos por ter conduzido o evento que deu causa a cassação.

O juiz atendeu a pedido do Ministério Público Eleitoral. O deputado e prefeito eleito de Macapá, Roberto Góes, recebeu a notícia da cassação do registro de sua candidatura quando estava em Brasília tentando suspender outra ação que corre contra ele no TSE por propaganda eleitoral antecipada.

O promotor Afonso Pereira, que ingressou com a ação que cassou o registro de candidatura de Roberto Góes, é também responsável por uma outra ação que investiga a troca de cestas básicas por votos. A ação é contra a candidatura a vereadora de Kika Guerra (DEM), filha da vice-prefeita, e foi estendida a Roberto Góes e Helena Guerra.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

No Nordeste, três governadores respondem a ações no TSE

Por Paulo Marinho
Da Folha de Pernambuco

Na Região Nordeste, não é só o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que passa por dificuldades em relação ao seu mandato, que foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 20, Além dele, outros dois chefes do executivo estadual possuem processos na Justiça, podendo inclusive acarretar na perda dos direitos políticos e afastamento do cargo atual. São eles, o governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT).

Lago, e o seu vice, Luiz Carlos Porto (PPS), respondem a processos no TSE por suposto abuso de poder econômico e compra de votos durante a campanha eleitoral de 2006. De acordo com denúncia apresentada pela coligação "Maranhão - A Força do Povo" - ligada à candidatura da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) -, o líder pedetista teria comprado votos por meio de distribuição de cestas básicas a pescadores. Em outra representação, feita pelo mesmo grupo, o governador maranhense é acusado de firmar convênio com a Associação dos Moradores do Povoado de Tanque com o objetivo de desviar dinheiro, distribuir combustível, reformar e construir casas na periferia.

A defesa do governador Jackson Lago nega veementemente as irregularidades apontadas nos processos e afirma que as denúncias tratam-se apenas de perseguição de perseguição política. Tanto o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), que apoio a candidatura do pedetista, quanto os aliados atacam o grupo adversário de Roseana Sarney, dizendo que o processo é uma “montagem” e que o clã dos Sarney não quer perder o domínio sobre o Estado.

Menos “complicado” na Justiça Eleitoral, mas também estando sub judice, o governador do Sergipe, Marcelo Déda, responde por abuso de poder econômico e político. O Petista teria se favorecido com a prática de propaganda eleitoral irregular no período de pré-campanha referente à disputa de 2006. Um dos partidos adversários, na época, o PAN, ingressou com a ação. Embora a legenda tenha se fundido na atualidade, o gestor continuará tendo que se defender das acusações.

Não há previsão para o julgamento das ações. Apesar de o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Carlos Ayres Britto, ter dito que pretende dar celeridade aos julgamentos dos governadores a partir de fevereiro do próximo ano, existem outros tipos de processo que devem ocupar o tempo da Corte, a exemplo de casos pendentes das eleições deste ano e ações por infidelidade partidária. De acordo com o artigo 81 da Constituição Federal, em caso de cassação de mandato do governador a menos de dois anos do fim do mandato, assumirá o postulante que ficou em segundo lugar na disputa. Se a cassação ocorrer antes da primeira metade do mandato, faz-se nova eleição. Quando não couber mais recurso, o segundo colocado também deverá assumir o cargo

Ex-governador do Piauí, Mão Santa teve mandato cassado

A Justiça tarda, mas não falha. No Nordeste, essa máxima pode ser, sim, considerada. O hoje senador pelo Piauí, Francisco de Assis de Morais Souza (PMDB), mais conhecido como Mão Santa, já sentiu na “pele” uma punição por processo que alegava uso da Máquina Pública em benefício próprio. O peemedebista foi eleito governador do seu Estado em 1994 e pleiteou a reeleição em 1998. A acusação foi apresentada ainda no decorrer da campanha pela reeleição, tendo ele vencido a disputa e governado por mais de dois anos chegando a ter o mandato cassado apenas no terceiro ano de gestão, 2001.

Mão Santa foi punido por veicular em propagandas eleitorais programas e projetos de governo, a exemplo do “Luz Santa”, “Sopa na Mão” e “Spa Santo”. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o cassou em 6 de novembro de 2001 dando lugar ao segundo colocado na eleição de 1998, pelo democrata Hugo Napoleão, responsável inclusive por impetrar a ação de impugnação de mandato eletivo contra o peemedebista por abuso de poder econômico que culminou na cassação. Napoleão foi empossado em 19 de novembro de 2001. A diferença de votos entre os adversários foi de aproximadamente 90 mil.

Porém, mesmo após a punição imputada, a vida política de Mão Santa continuou lhe rendendo bons frutos. Em 2002, já se candidatou ao Senado obtendo êxito. Fato que lhe deu força para vencer as convenções partidárias do PMDB e conseguir a indicação para brigar pelo Governo do Piauí mais uma vez, agora em 2006. Só que não uniu toda a agremiação em torno do seu nome e terminou por perder o embate para o atual governador, Wellington Dias (PT).

Cassado pelo TSE, Cunha Lima consegue se manter no cargo

Condenado pelo TSE no último dia 20 de novembro por ação denunciando uso de programas sociais para distribuição irregular de dinheiro, o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), vem conseguindo se manter no cargo por conta de uma liminar concedida pela própria Corte Eleitoral. O dispositivo lhe permite permanecer na função até que todos os recursos referentes à ação sejam devidamente julgados.

O tucano foi o primeiro dos governadores do Nordeste eleitos em 2006 a ter seu processo julgado no TSE. Ainda em 2007, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cassou seu mandato baseado em uma ação de investigação judicial eleitoral movida pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), que o acusava de ter distribuído cheques para cidadãos do Estado, por meio de programa assistencial mantido pela Fundação Ação Comunitária (FAC), instituição vinculada ao Governo Estadual. Segundo os comunistas, a “iniciativa” gerou um desequilíbrio na disputa de 2006.

Cunha Lima recorreu então ao TSE

Ao julgar o recurso apresentado pelo governador contra a sua cassação, o Tribunal confirmou a decisão da Corte regional. Os ministros verificaram que o programa assistencial realmente não estava previsto em lei anterior ao ano de sua execução, não possuía verbas orçamentárias próprias e foi utilizado em 2006 para a promoção pessoal do atual gestor.

Como essa é a última instância judiciária nesse caso eleitoral em que o chefe do Executivo é acusado, ele teve a confirmação da cassação do mandato e ainda teria que se desligar do Governo logo após a divulgação do acórdão pelo TSE. Todavia, a Justiça acatou uma ação cautelar movida pelo corpo jurídico do governador reivindicando o direito de ele responder ao processo no cargo. Agora, os advogados de defesa entrarão com um embargo de declaração.

“Estamos firmes de que haverá uma modificação no julgamento. Houve imprecisões do ministro relator da ação, Eros Grau. Nesse embargo, mostramos que havia lei disciplinando a concessão de auxílio financeiro e que o montante foi liberado antes do período eleitoral, portanto, não teve conduta vedada. Ainda lembramos que o vice-governador (José Lacerda Neto, DEM) não foi notificado para fazer sua defesa, mas foi cassado”, explicitou um dos advogados do governador, Luciano Pires, garantindo que se for necessário entrarão com recurso até no Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula chega hoje a Pernambuco e participa de inúmeros eventos


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega ao Recife na noite de hoje, quando realizará a terceira visita ao Estado, só este ano. A passagem do petista tem início às 19h, horário marcado para chegada à Base Aérea, e seguirá até à noite de amanhã, com uma agenda formada por compromissos administrativos e políticos. O primeiro evento acontecerá às 20h de hoje, no Palácio do Campo das Princesas, atendendo a um pedido especial do governador Eduardo Campos (PSB). O socialista fez questão da presença do aliado na ocasião em que receberá o mérito por Pernambuco ser o primeiro Estado a registrar a universalização da energia elétrica.Mais do que a apresentação de resultados das ações do Programa Luz para Todos, o evento tem uma forte simbologia política, uma vez que foi o avô do governador, Miguel Arraes, que, ao ocupar o cargo pela primeira vez, em 1963, iniciou o programa de Eletrificação Rural, intensificando os investimentos em sua segunda gestão (1987/ 1990). Na solenidade, que contará com a presença de diversas lideranças pernambucanas, Eduardo fará uma homenagem ao ex-governador, falecido há três anos. Após a cerimônia, Lula seguirá para o Hotel Atlante Plaza, onde ficará hospedado. Leia mais

Justiça acata pedido do MPPE ordena bloqueio das contas de Barreiros

O juiz de Direito da comarca de Barreiros, Rogério Lins e Silva deferiu liminar acatando o pedido do Ministério Público de Pernambuco no sentido de bloquear todas as verbas depositadas em nome do município.
O bloqueio tem por objetivo arrecadar recursos para regularizar o pagamento dos salários dos servidores municipais que se encontra em atraso desde o mês de agosto, bem como garantir o pagamento do 13° salário.
O juiz entendeu que o pedido de liminar do MPPE, de autoria da promotora de Justiça Cláudia Ramos Magalhães, preserva um direito fundamental do cidadão: o de receber a remuneração por seu trabalho realizado.
A promotora de justiça ingressou com uma Ação Civil Pública com pedido de liminar requerendo o bloqueio das contas públicas de Barreiros após receber informações que os salários dos servidores estavam atrasados. Na ação, Cláudia Ramos definiu a situação no município como calamitosa e vexatória, uma vez que muitos servidores se encontram em débito com estabelecimentos comerciais devido ao atraso dos salários. O fato foi confirmado pela Promotoria de Barreiros através de um procedimento de investigação preliminar.
A investigação constatou também que o município recebe periodicamente verbas relativas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), dentre outras receitas. Parte desses recursos está destinado ao atendimento da despesa com pagamento de pessoal. O juiz questiona o atraso do pagamento uma vez que essas transferências vêm ocorrendo normalmente.
A Secretaria de Finanças do Município dos Barreiros, tem um prazo máximo de três dias, sob pena de estar praticamndo desobediência, para apresentar a relação completa dos servidores públicos municipais (estatutários e comissionados) e os valores de seus salários vencidos e ainda não pagos, incluindo gratificações e outras vantagens, bem como da última folha de pagamento. A justiça requisitou também, os extratos dos seis últimos meses de todas as contas do Município dos Barreiros naquelas instituições financeiras.
Com informações do MPPE