terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Pedágio tucano é dez vezes mais caro que o federal

Com a modificação das condições para a licitação do trem expresso São Paulo-Guarulhos (leia nota abaixo) o governo tucano de José Serra evidencia sua opção pela política de cobrança de pedágios e tarifas mais altas da população.

Com essa alteração o governo tucano paulista reafirma sua preferência pela manutenção do sistema de concessão adotado pelo governo FHC em estradas.

Um modelo pelo qual insiste em fazer receita adicional com as concessões por esse oneroso sistema de outorga, onde ganha quem oferecer maior valor ao Estado pelo trecho ou obra concedida.

Pedágios de Serra, dez vezes mais caros que os federais

Resultado: os pedágios das rodovias federais recentemente entregues em concessão ficam entre cinco a dez vezes menores do que os das rodovias estaduais de São Paulo.

É o caso, por exemplo, dos 680 quilômetros de rodovias federais leiloadas na Bahia na semana passada, na BR-324 (de Salvador a Feira de Santana), um trecho da BR-116 (de Feira de Santana até a divisa com Minas Gerais) além da BA-526 e da BA-528.

Nestas federais será cobrado um pedágio máximo de R$ 2,21, enquanto a faixa de preço das rodovias pedagiadas no Estado de São Paulo varia de R$ 2,90 a R$ 17,00 em cada posto de pedágio!

E o governo Serra está enchendo o Estado desses postos, autorizando a instalação de maior número, inclusive em rodovias cujas concessões foram dadas há muito tempo.

Mas é isso, tucano, quando governa, não está nem aí para a tarifa cobrada dos usuários de serviços públicos e quem paga a conta altíssima disso é a população.

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