sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Seis meses depois, governo tucano acorda


Ainda bem que tardou, mas não falhou. Alvíssaras! Só agora, seis meses após a crise começar a bater forte no Brasil, com seus reflexos e consequências principais em São Paulo, o governador e presidenciável tucano José Serra lança, finalmente, um programa para aliviar os impactos da turbulência internacional que atingiu em cheio a população do estado, com efeitos mais visíveis no aumento do desemprego.


O programa lançado por Serra é uma cópia tão fiel do desenvolvido pelo governo federal que está sendo chamada pela mídia de "PAC paulista" - a diferença é que o PAC do governo federal já vem sendo desenvolvido desde antes da crise e esta apenas o acelerou, mediante medidas quase diárias adotadas pelo governo do presidente Lula para alavancar o crescimento e combater o desemprego, contornando ou minimizando dessa forma, no Brasil, a turbulência econômico-financeira mundial.


A outra diferença, óbvia, é que o PAC nacional é coordenado pela nossa candidata ao Palácio do Planalto em 2010, Dilma Roussef, ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República.


Estado é fundamental para o crescimento


Mais do que tarde com seu programa, nele os tucanos se rendem à evidência irrefutável de que é preciso reafirmar a importância do Estado como estimulador de investimentos e do crescimento. No Estado mais rico do país, o PAC de Serra não traz dinheiro novo, mas como seu governo mesmo admite, é uma mera antecipação o máximo possível, da aplicação dos R$ 20,6 bilhões previstos no Orçamento para investimentos ao longo de todo este ano.


No mais, só a irritação habitual do governador com a comparação que a mídia - sempre tão cordata com ele - faz de seu programa com o do governo federal. Colocado ante essa semellhança, ele a negou e em declaração ao Estado de S. Paulo de hoje afirmou que está apenas "governando".


Já era tempo de começar a governar, pois apenas São Paulo representa 44% do total de desemprego no país. Pena que ele ainda não saia do seu silêncio e não tenha começado a apresentar alternativas e sugestões para o país sair da crise.

Um comentário:

  1. O DEMO (DEMOCRATAS) È MESMO O DEMONIO, ENCARNOU NO POBRE DO SERRA SAI DESSA GOVERNADOR, O DEMO JA ESTA NO INFERNO, E QUE TE LEVAR JUNTO COM O PSDB.
    OS POLITICOS DO DEMO NÃO ESCAPA UM MEU IRMÃO.

    ResponderExcluir