terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PM paulista e as saudades do AI-5

A PM paulista parece acometida por um surto de saudades do AI-5, o instrumento de força que a ditadura militar dispunha para cometer as suas maiores arbitrariedades.

Na mesma semana em que constrangeu manifestantes tentando impedir a realização de atos em defesa do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) na avenida Paulista e depois invadindo o Sindicato de Jornalistas (onde se realizava outro ato), impediu a Guerrilha Azul, torcida organizada do Monte Azul Paulista - time da primeira divisão de futebol no Estado - de usar camisetas com seu símbolo no jogo contra o Corinthians, no último domingo.

O motivo? O símbolo da torcida é uma foto de Che Guevara! A alegação da PM paulista é que a imagem de Che, difundida em todo mundo seria uma forma de incitar a violência.

Pior ainda foi a justificativa do major PM, Francisco Mango Neto, dada ao Estadão de domingo: "Não foi uma proibição, foi apenas uma orientação. Daqui a pouco alguma torcida pode aparecer com uma imagem do Bob Marley ou com uma folha de maconha na bandeira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário