terça-feira, 18 de maio de 2010

Dilma bate Serra. Continuemos a trabalhar!


Pesquisa Vox Populi divulgada sábado pela Rede Bandeirantes - e boicotada pelos mais conhecidos onlines, além de escondida pelos jornalões - mostra que, como prevíamos desde o inicio do ano nesse blog, a candidata Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) ultrapassou o da oposição, José Serra (PSDB-DEM-PPS) - é 38% a 35%.



Mas essa sondagem eleitoral traz informações mais importantes que a ultrapassagem em si. Serra continua caindo ou estagnado e Dilma não para de crescer desde março de 2008 quando a primeira pesquisa a incluiu na disputa e ela tinha 3%. O que interessa, então, é a curva ascendente de nossa candidata e a descendente do da oposição.

Mais do que isso: pela primeira vez Dilma é vista pelo eleitor como a concorrente com mais chances de vencer a eleição no 1º turno com 40% a 39% e, mais importante, também no 2º com 40% a 38%. A candidata do governo agora começa a ser conhecida e identificada pelo eleitorado de menor renda e escolaridade, mas ainda tem muito para crescer, já que continua desconhecida de boa margem de eleitores identificada com o presidente Lula.

Pela Vox Populi, agora 74% já sabem que ela é a candidata do presidente - o percentual é de 69% no eleitorado do Nordeste e inferior, de 64%, na faixa de renda até 1 salário mínimo com até a 4ª série do ensino fundamental. Portanto é grande seu potencial de crescimento, inclusive porque mesmo no Sul e no Sudeste, 57% dos eleitores afirmam que podem votar na candidata do presidente da República.

Serra diz que Lula está acima do bem e do mal

Está explicado aí porque Serra passou a fazer campanha com elogios ao presidente, considerando-o acima do bem e do mal e com insistência na história de que ele é o "pós-Lula" e não o "anti-Lula". Outro detalhe interessante da pesquisa: no eleitorado que conhece Dilma, ela tem uma intenção de voto superior ao do que conhece Serra.

Mas é na votação espontânea que podemos identificar a força e a estabilidade do crescimento da candidata que agora tem nacionalmente 19% das intenções de voto contra 15% de Serra. Ela o supera nesse item inclusive no Sudeste - 17% a 14%. Não o ultrapassa aí, ainda, no Sul, onde Serra tem 23% e Dilma 16%. Em compensação, nessa região tem rejeição mais baixa que a de Serra.


Detalhe: praticamente não aumentou o grau de conhecimento de Dilma, o que dá mais força a esse seu crescimento na espontânea. Como destaco sempre, pesquisa é boa para um balizamento da campanha, mas é sempre um retrato do momento. A situação de nossa candidata é ótima, apesar de ainda estarmos a cinco meses da eleição. Por isso mesmo, comemorar com o pé no chão, sem euforia. Ao trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário