quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Em qual Serra acreditar?






por Zé Dirceu






O governador de São Paulo e presidenciável tucano, José Serra fez suas três últimas campanhas eleitorais - 2002, presidência da República, 2004 pefeitura paulistana e 2006, governo do Estado - apresentando-se como um dos mais competentes ministros da Saúde da história do Brasil, um dos melhores do mundo. Governador de São Paulo há dois anos, o que é que se descobre? Estudo da Liderança do PT na Assembléia Legislativa, publicado hoje na Folha de S.Paulo, mostra que Serra há dois anos reduz a verba para investimento em saúde no Estado - diminuiu a verba no orçamento em 27% de 2007 para 2008 e em 8,7% de 2008 para 2009.Em compensação ampliou em 165% o investimento em transportes para 2009 - o dinheiro da área sobe de R$ 1,7 bilhões para R$ 4,5 bilhões. Mas não, ao contrário do que você pode estar pensando, esse aumento não é para a área metropolitana da capital, nem para o metrô ser ampliado e nem para autarquias e estatais que atuam na região.
Os 165% vão para obras de melhoria nas estradas vicinais paulistas e nas vias de acesso aos municípios, um programa altamente vistoso e talhado como uma luva para um candidato a presidente da República como o governador tucano paulista.Eu lembro, então, que na campanha eleitoral deste ano, 1º e 2º turnos, descobriu-se que havia dois Gilbertos Kassabs, um, o candidato a reeleição, do ex-PFL-DEM-PSDB, que inflava tudo o que prometia e o que realizara à frente da prefeitura paulistana, e o outro, o prefeito, que não fizera nada ou muito pouco daquilo que dizia. Em comum entre ambos, só os partidos.
É o caso de se repetir a pergunta que a nossa candidata, Marta Suplicy, passou a campanha eleitoral deste ano fazendo em relação a Kassab, agora em relação ao governador paulista candidato ao Planalto: em qual Serra acreditar, no que diz ter sido um fantástico ministro da Saúde (em 3,5 dos 8 anos do governo Fernando Henrique), o melhor que o setor já viu, ou no Serra que quando chega ao Executivo (ao governo paulista) corta as verbas orçamentárias anuais da saúde em até 25%?

Nenhum comentário:

Postar um comentário