quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Imprensa confunde leitores sobre verbas do PAC

A imprensa em geral, e a Folha de S.Paulo em particular, continuam confundindo seus leitores a respeito dos investimentos do governo federal, no caso especial do PAC. É obvio que não fazem o mesmo com os governos dos partidos da oposição nos Estados e Municípios.
Divulgam e propagam informações sobre o andamento das obras do PAC com base no desempenho financeiro do orçamento geral da União, ou seja, com base nos pagamentos realmente efetuados, e não no andamento das obras. É como se um edifício pronto, acabado e entregue aos clientes de um empreendimento imobiliário, não tivesse sido terminado porque ainda não foi pago integralmente. Um absurdo!
Fora o fato de que avaliações e fiscalizações do Tribunal de Contas da União (TCU) - função que os Tribunais de Contas dos Estados não exercem - sobre as obras do governo federal e do PAC, são utilizadas para fins políticos e partidários, amplamente explorados pela imprensa.A verdade é que em 2007, dos R$ 7,8 bilhões empenhados o governo federal liquidou, como se diz no linguajar economês da execução orçamentária, R$ 7,1 bilhões o que constitui um feito e tanto em termos de administração no Brasil. Mas isso não quer dizer nada, apenas que as obras foram pagas. Já para saber se elas foram ou não concluídas é preciso um relatório. E aí, basta verificar a execução física das obras para não ter dúvidas: elas estão como o 5º relatório da Casa Civil as aponta, regulares e em plena execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário