domingo, 23 de novembro de 2008

Nordeste: 792 prefeituras endividadas


Pelo menos 792 prefeitos do Nordeste quando assumirem os cargos no dia 1º de janeiro vão encontrar os cofres municipais endividados. Nos nove estados da Região há cidades com problemas de caixa. O maior número de prefeituras com as contas no vermelho está na Bahia: são 172 municípios. Na seqüência estão Pernambuco, com 132, e Maranhão, com 94. Os números fazem parte de um estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que analisou as finanças das prefeituras do país entre 2002 e 2007.
O diagnóstico financeiro foi feito a partir de dados do Finbra, um arquivo disponibilizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com os balanços orçamentários e patrimoniais de mais de 90% dos municípios. Ao todo, 33,5% dos 5.563 enfrentam dificuldades financeiras, portanto, um em cada três prefeitos está endividado.
Em 2002, a situação era ainda pior. Naquele ano, aproximadamente metade das prefeituras brasileiras (50%) tinha problemas de insuficiência de caixa. Na época, os maiores problemas identificados estavam em Sergipe, que registrou 65 municípios (89%) com falta de verba para pagar as dividas e administrar a máquina pública. (Agência Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário