segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Perfil dos desembargadores que votarão no caso João da Costa


Jovaldo Nunes (só vota em caso de empate)

Jovaldo Nunes é magistrado de carreira. Por merecimento, chegou ao Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Como membro do Judiciário estadual, preside o TRE desde março do ano passado.

Alderita Ramos

A formação da vice-presidente, Alderita Ramos, também é eminentemente técnica. Ocupa a vaga de desembargadora do TJPE por indicação política em função do Quinto Constitucional, na cota delegada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Foi nomeada pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Sílvio Romero

O corregedor-regional eleitoral, Sílvio Romero, assim como Jovaldo, está no TJPE, como juiz, por meio de concurso público. É professor universitário de quatro instituições de ensino.

Francisco Julião

O também juiz Francisco Julião tem carreira na magistratura. Entrou por concurso público, antes porém passou pelo MPPE. Teve a experiência de exercer dois mandatos de vereador em Rio Formoso.

Margarida Cantarelli

Margarida Cantarelli, por sua vez, é desembargadora eleitoral na vaga destinada ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, para onde foi nomeada por indicação política em 1999. Teve militância partidária no DEM, ex-PFL. Era muito ligada politicamente ao senador Marco Maciel (DEM), de quem já foi secretária estadual da Casa Civil e chefe de gabinete no Ministério da Educação. Disputou o Senado em 1986 e perdeu.

João Campos

As duas últimas vagas do Pleno do TRE são destinadas aos advogados. As cadeiras são ocupadas por João Campos e Ademar Rigueira. O critério para a escolha é essencialmente político. Quem nomeia é o presidente da República. Lula escolheu João Campos atendendo a um pedido do governador Eduardo Campos (PSB), primo do advogado.

Ademar Rigueira

O presidente nomeou Ademar por indicação de Eduardo, do ministro José Múcio (PTB) e do prefeito do Recife, João Paulo (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário