quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A equação perversa de Kassab em SP

Em São Paulo irresponsabilidade e má gestão da prefeitura do demo-tucano Gilberto Kassab pesam no dia a dia dos paulistanos. Agora, pesquisa da FGV-SP indica que o aumento da tarifa de ônibus no 1º dia útil do ano - passou de R$ 2,30 para R$ 2,70 - está elevando a inflação e provocando uma aceleração de preços no varejo na Capital paulista.


Esse é apenas mais um aspecto da incompetência administrativa da gestão Kassab, mas trágico se o somarmos à leva de decisões equivocadas do ano passado e ao governo anterior da dupla Kassab-Serra (2005-2008). Dois exemplos a serem citados são a aplicação em 2009 de menos de 10% das verbas destinadas à contenção de enchentes e menos de 8% da programada para a construção de piscinões.


Resultado: a cidade tem quase uma dezena de bairros na Zona Leste que completaram a semana passada 30 dias seguidos inundados. Na educação, a merenda parcialmente cortada (20% dos recursos da área em 2008) pelo prefeito, continua de péssima qualidade. E na saúde? O paulistano até agora só viu seis dos 30 postos de Assistência Médica Ambulatorial- Especialidades (AMA) prometidas na campanha da reeleição. E os 26 corredores de ônibus, também promessa eleitoral? Nada.

Tarifa de ônibus reajustada em 17%

O que vimos e vemos foi o aumento do IPTU (45% em média, mas com casos de até 700%) e da verba destinada à propaganda da gestão de Kassab - esta reajustada quase todo mês. E agora, na virada do ano, a tarifa de ônibus mais cara, levando a essa aceleração de preços no varejo - de 0,10% para 0,45% - entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro, segundo a FGV-SP.


Um reajuste, meus caros, de 17% de uma vez, levando a passagem de ônibus urbano - segundo André Braz, especialista da FGV-SP - de um cenário de estabilidade (0,00%) para uma elevação de 2,24% entre a quarta semana de dezembro e a primeira semana de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário