quarta-feira, 14 de julho de 2010

Petróleo do pré-sal: realidade no ES


Mais uma para tristeza dos tucanos e alegria dos brasileiros: começa depois de amanhã (5ª feira) a produção de petróleo em campos do pré-sal pela Petrobras. A estreia será no Espírito Santo, na área de Baleia Franca, a 76 quilômetros da costa, com a presença do presidente Lula e do governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB).

A produção esperada - somente neste campo - é de cerca de 40 mil barris/dia de petróleo. Vale lembrar que o Espírito Santo hoje ocupa o 2º lugar no ranking dentre os produtores de petróleo no nosso país. O governo capixaba calcula que só em seu Estado as reservas do pré-sal tenham um potencial de 12 bilhões de barris.

Na região do chamado Parque das Baleias, encontra-se também o campo de Jubarte (em fase de teste), com potencial de petróleo tanto no pós-sal quanto de pré-sal.

E mais boas notícias:

Em Angola, como uma das empresas num consórcio em que detém 5% de participação, a Petrobras anunciou a descoberta de reservatório que chegam a 500 milhões de barris de petróleo. Já na Bacia de Santos, a Agência Nacional de Petróleo anunciou que no poço chamado Franco, o potencial atinge 50 mil barris por dia. O maior volume encontrado até agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário