terça-feira, 25 de novembro de 2008

Hugo Chávez ganha de novo a maioria da Venezuela


Pode-se falar de tudo, o que quiser, sobre as eleições regionais na Venezuela, mas a verdade é que após a derrota no referendo de 2007, o presidente Hugo Chávez e seu partido conquistaram de novo a maioria do país. Apesar da derrota em Caracas, Maracaíbo, e da mais simbólica delas, em Sucre, bairro da Capital onde está localizada Petare, a mais famosa favela do país, onde vivem 1,5 milhão de venezuelanos. Quanto a derrota em 5 Estados, Zulia e Nova Esparta já eram governadas pela oposição e Miranda - onde fica Caracas - Carabobo e Tachira, é realmente significativa. A lista de onde o presidente não ganhou inclui os dois principais Estados do país, Zulia e Miranda, que concentram 70% da atividade econômica e 12 milhões (44%) dos 28 milhões de venezuelanos. Chávez e seu partido conquistaram 5,5 milhões de votos e a oposição 4,2 milhões. Resumindo podemos dizer com segurança que o resultado aponta para uma vitória eleitoral que susta o crescimento da oposição e dos setores da direita, que após a vitória do "não" no plebiscito, pretendiam paralisar e desestabilizar o governo Chavez.Mas a recuperação da maioria do eleitorado nacional é insuficiente para Chávez abrir um novo ciclo de avanços no processo bolivariano. Há uma situação de equilíbrio político. A oposição venceu em estados importantes e poderosos.

Mídia brasileira força "derrota" quando houve vitória
Isso obrigará as forças progressistas lideradas pelo presidente a acumular forças em estado defensivo, tendo como principal objetivo a vitória nas eleições parlamentares do próximo ano.Então, buscar um terceiro mandato, reforma constitucional e referendo, num quadro de crise econômica e queda dos preços do petróleo, não é um bom caminho, particularmente quando as urnas indicam que a maioria esta com Chávez, mas quer uma resposta para os problemas de desabastecimento, violência e desemprego.
Assim, mesmo apoiando o presidente e sua revolução, uma parcela do eleitorado votou na oposição exigindo do chavismo mais competência e capacidade de resposta nos governos locais e regionais aos problemas do dia a dia do povo.Agora, é inacreditável nossa mídia hein! Chávez fez a maioria dos votos (52% contra 48%, na apuração final), governará a maioria dos estados (17 entre 22) e a maioria dos eleitores está em províncias nas quais os candidatos do presidente venceram (56% contra 44%), mas tanto a Folha como o Estadão chamam para manchete de capa a avaliação de “derrota eleitoral” de Chávez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário